Em Juazeiro do Norte, no Ceará, o professor de Química, Francisco de Lemos, orientou seus alunos do 2º ano do Ensino Médio a construírem purificadores que possibilitaram o reuso de águas cinzas. No interior de São Paulo, em Campinas, o professor de Educação Física Rodrigo Tetsuo, fez seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental refletirem sobre o consumismo de forma lúdica, incentivando-os a produzirem piões de madeira para se conscientizarem sobre novas opções de brincadeiras.
Já no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a professora Francieli Carvalho Taborda, da Educação Infantil, utilizou a tecnologia como aliada para criar uma documentação pedagógica que ajudou a dar visibilidade à comunidade escolar sobre o que é feito na escola, ressaltando o protagonismo das professoras e das crianças.
Esses são três, entre os nove projetos pedagógicos vencedores da última edição da maior premiação de educação básica do Brasil, o Prêmio Educador Nota 10, realizado pelo Instituto SOMOS.
Sustentabilidade: Protagonismo juvenil em soluções sustentáveis para a comunidade
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Juazeiro do Norte, o professor Francisco Rodrigo de Lemos Caldas foi motivado pelo interesse de um aluno a respeito do funcionamento de um purificador de água. Diante da curiosidade do estudante, o educador decidiu envolver toda a turma do 2º ano do Ensino Médio na resolução de um problema pertinente ao seu território utilizando resíduos industriais e materiais de baixo custo e fácil acesso.
Por meio do projeto “Ecopuro: purificador sustentável”, um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10 na categoria Sustentabilidade, Caldas orientou os estudantes a protagonizarem a ideação, o planejamento e a construção de dois protótipos de purificadores para a comunidade reutilizar águas residuais. Dessa forma, a iniciativa dialoga diretamente com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como o ODS 6 (Água potável e Saneamento), o ODS 3 (saúde e bem-estar) e o ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis).
Direitos Humanos: Discutindo consumismo por meio da brincadeira
Em Campinas (SP), na escola municipal Maria Luiza Pompeo de Camargo, o professor Rodrigo Tetsuo recorreu à ludicidade para proporcionar aos seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental importantes reflexões sobre consumismo. Para isso, o educador incentivou a turma a pesquisar sobre os principais brinquedos que seus familiares mais velhos tinham na infância, o que gerou um interesse geral pelo pião de madeira.
O projeto “Os brinquedos antigos e os dias atuais: refletindo as mudanças a partir do pião de madeira”, um dos vencedores do Prêmio na categoria Direitos Humanos, orientou os estudantes a produzirem piões de madeira como forma de se conscientizarem sobre novas opções de brincadeiras. Além disso, a iniciativa engajou os alunos a realizar batalhas e arriscar manobras com os piões, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais a partir da exigência de perseverança.
Inovação e Tecnologia: Iniciativa pedagógica dá visibilidade ao dia a dia da Educação Infantil
Em Balneário Camboriú (SC), a educadora Francieli Taborda, do Núcleo de Educação Infantil Taquaras, desenvolveu uma documentação pedagógica que teve como objetivo dar mais visibilidade ao trabalho feito diariamente na escola, evidenciando a intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena. Para isso, ela utilizou diferentes recursos, como mini-histórias que retratam o cotidiano escolar de maneira poética, folhetos informativos que narram as descobertas das crianças e portfólios digitais.
Esse é o projeto “O que se faz na Educação Infantil? A documentação pedagógica como estratégia para tornar visível o trabalho com intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena”, um dos vencedores na categoria Tecnologia e Inovação, na última edição da premiação. A partir dessa iniciativa, a coordenadora pedagógica Francieli recorreu à tecnologia para mostrar à comunidade não apenas o que é feito na escola, mas o lugar das crianças e das professoras como protagonistas do processo educativo, contribuindo para a formação e aprimoramento da equipe pedagógica.
Nova edição do Prêmio Educador Nota 10
Ao todo, serão premiadas, na 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10, nove práticas pedagógicas que contribuem para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas a partir de três diferentes eixos temáticos – Direitos Humanos, Sustentabilidade e Tecnologia e Inovação. Os três indicados ao 1º lugar de cada eixo concorrerão ao prêmio Educador do Ano.
Realizado pelo Instituto SOMOS, o Prêmio conta com o patrocínio da SOMOS Educação, a parceria com o Grupo Bandeirantes e o Instituto Band, a auditoria da BDO Brasil e o apoio do Ensina Brasil, do Instituto Rodrigo Mendes e da Nova Escola. Desde 2018, é a única premiação brasileira associada ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.
Sobre o Prêmio Educador Nota 10 - Organizado pelo Instituto SOMOS, organização sem fins lucrativos mantida pela SOMOS Educação, um dos maiores grupos de educação básica do país, o Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e, também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo de mais de 25 anos de história, foram premiados 270 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 3,3 milhões em prêmios no total.  O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, sendo organizado pelo Instituto SOMOS desde 2023.