O varejo brasileiro deve movimentar cerca de R$ 16,73 bilhões neste Dia das Crianças, com 70% dos consumidores planejando ir às compras. Apesar da alta adesão, a pesquisa de Intenção de Compras 2025, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela uma retração no poder de compra: o gasto médio previsto é de R$ 297, valor R$ 46 menor que em 2023, impactando o montante total movimentado no setor.
De acordo com o levantamento, 37% pretendem gastar mais este ano, sendo que, 43% querem comprar um presente melhor, 37% apontam a alta dos preços e 33% pretendem ampliar a quantidade de presentes. Já entre os que gastarão menos (12%), a principal razão é a necessidade de economizar (27%), seguida do orçamento apertado (26%) e de dívidas em atraso (21%).
O principal motivo para a compra é o prazer em ver as crianças felizes (32%). Outros 22% mantêm o hábito de presentear pessoas queridas, 18% consideram a data um gesto importante e outros 18% entendem que a criança merece ser lembrada.
Entre quem não vai às compras, a ausência de crianças próximas na família ou círculo de amigos (38%), o foco no pagamento de dívidas (14%) e a falta de dinheiro (12%) são as justificativas mais recorrentes.
Roupas e calçados, bonecas e jogos educativos lideram a preferência dos consumidores
Os principais presenteados são os filhos(as) (50%), seguidos por sobrinhos(as) (34%) e netos(as) (16%). Em média, cada consumidor planeja adquirir 2,3 presentes.
As categorias de produtos mais buscadas refletem um equilíbrio entre utilidade e desejo infantil: roupas e calçados lideram a preferência, com 43% das intenções de compra, bonecas e bonecos vêm em seguida, com 36%, jogos educativos/tabuleiro são a escolha de 26% dos consumidores. Enquanto os brinquedos clássicos como carrinhos/aviões e bolas dividem a preferência com chocolates/doces, todos com 17%.