Gestão de Barbalha orienta usuário do Programa Mais Saúde. Alguns usuários do serviço não estão conseguindo realizar ligação para marcação prévia de consultas, mas ainda assim eles podem ser atendidos. A informação é da secretária Municipal de Saúde, Pollyana Callou.
"Algumas questões pontuais já eram esperadas por conta do processo de adaptação da população ao novo método", avaliou a gestora que chamou atenção para a necessidade de se registrar no Programa Mais Saúde.
Com o início do processo de transição para o sistema do programa Mais Saúde, alguns usuários encontram dificuldades para usar o aplicativo ou para conseguir a ligação para o 0800 088 0800. De acordo com a secretaria, quando a chamada não é atendida, o operador deverá retornar a ligação, ou o paciente pode efetuá-la minutos depois.
Para quem não puder realizar o procedimento eletronicamente, a consulta pode ser marcada presencialmente no posto de saúde referente a área de cobertura de cada localidade. Até que ocorra o processo de adaptação do sistema, as pessoas que buscam atendimento de saúde estão sendo atendidas e orientadas sobre esses procedimentos pelos profissionais de saúde.
O agendamento é aplicado nos casos consultas eletivas, quando não há urgência no atendimento. Nos casos de emergência, o paciente tem prioridade e não necessita de qualquer procedimento para comparecer ao posto de saúde mais próximo para atendimento necessário.
A expectativa é que em até 90 dias todo o processo já esteja dentro do funcionamento devido resultando na extinção de filas, procedimentos mais rápidos, acompanhamento do histórico do paciente, exames e procedimentos com especialista sem burocracia e até a entrega e medicamentos na casa do paciente que tenha dificuldades de locomoção.